PA Latino Americana
Notícias
Faltam bons candidatos em TI e telecom

por Tagil Oliveira Ramos | especial para IT Web
 
09/11/2009
 
Se você tem uma boa preparação na área, não se intimide. Segundo os headhunters, o mercado carece de profissionais habilitados 

Todos os headhunters entrevistados para série de reportagem, que o IT Web publicou entre outubro e novembro de 2009, foram unânimes em afirmar que faltam profissionais habilitados nos segmentos de tecnologia de informação e telecom. Outra constatação: há mais vagas do que candidatos preparados para elas. "As empresas são muito exigentes para os cargos destes segmentos", explica Patrícia Epperlein, sócia-diretora da empresa de recrutamento Mariaca. "Além de um apurado conhecimento técnico, outras exigências são feitas, conforme o cargo."

Para uma determinada vaga estratégica, por exemplo, o perfil exige que o profissional conduza integralmente um projeto de implantação de um sistema de gestão empresarial, tenha claras estratégias e táticas de um plano de outsourcing e ainda por cima tenha experiência em um determinado segmento da indústria.

Funções específicas exigem profissionais potencialmente talhados para o cargo. Nem sempre o processo seletivo passa por um headhunter. É o caso do diretor-sênior para a América Latina de produtos da Oracle, Érsio Libera. "Entrei por recomendação de executivos ao meu chefe, um vice-presidente-executivo que fica na matriz, após testes e entrevistas.", explica. Quando trabalhou nos Estados Unidos, na Google, como consultor de novos produtos para a comunidade da América Latina, submeteu-se a uma rígida seleção, onde foi examinada até sua "internet presence", número de vezes e contextos em que seu nome era citado na rede mundial.

Para posições estratégicas, os selecionadores se vêm com a dificuldade de achar alguém que se encaixe de maneira certa à vaga aberta. Mas muitas dificuldades estão nos currículos mais técnicos. "Muita gente informa o que fez nas empresas", aponta Jairo Okret, sócio-diretor sênior da Korn/Ferry responsável pela prática de tecnologia. "Melhor seria dizer como elas realizaram as ações que relatam." Esse tipo de informação, segundo ele, salta aos olhos de um headhunter.

Oportunidades

Os segmentos de tecnologia foram menos abalados com a crise econômica. Com as notícias de uma recuperação precoce da economia brasileira, é possível que muitos projetos sejam retomados. "Por causa disto, acho que as pessoas podem mandar currículos antes do fim do ano", julga Ana Paula Mendes Oliveira, consultora de recrutamento e seleção da Ricardo Xavier Recursos Humanos (ex-Manager). "É possível que equipes estejam sendo formadas para atuar já no começo do ano."

Luis Giolo, da Egon Zehnder International, concorda. "A crise foi de certa forma branda por aqui", analisa. "O mercado está se reaquecendo desde agosto e promete recuperar parte do primeiro semestre de 2009." Portanto, é recomendável que você se mexa e aproveite a janela de oportunidade que se abre.

Outras Notícias
Página Inicial Quem Somos Serviços Notícias Clientes Materiais Relacionados Contato Blog Copyright © 2017 PA Latino Americana.Todos Direitos Reservados.
Desenvolvido por CriaMedia.