PA Latino Americana
Notícias
Internet está em 93% das empresas brasileiras

por Felipe Dreher

04/05/2010

Contudo, apenas 38% dos funcionários das organizações operam equipamentos com acesso a rede mundial

Os PCs figuram em praticamente todas as empresas brasileiras. Atualmente, 97% das companhias nacionais utilizam computadores, sendo que 93% conectam essas máquinas à internet. Contudo, apenas 38% dos funcionários das organizações operam equipamentos com acesso à rede mundial.

Os dados são da 5ª edição da pesquisa TIC Empresas, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que ouviu 3,7 mil companhias brasileiras com dez ou mais funcionários durante o ano de 2009. O levantamento não contempla as verticais de finanças e governo.

De acordo com Alexandre Barbosa, gerente do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), a baixa penetração da internet para os funcionários das companhias reflete funções nas quais a web não se faz necessária, como operações de chão de fábrica, por exemplo.

Em toda a parte
O acesso remoto a sistemas corporativos avança nas empresas brasileiras. Segundo o estudo do CGI.br, atualmente, 25% das companhias com computador disponibilizam o recurso para seus colaboradores. Na edição de 2008 da pesquisa, o percentual era de 21%.

A evolução nesse tipo de postura mostra-se mais acentuada entre as companhias consideradas de médio porte. No intervalo de um ano, o acesso remoto evoluiu 12 pontos percentuais, chegando a 43% ao fim de 2009, no segmento.

A expansão entre as grandes, no mesmo período, foi de 4 pontos porcentuais e, entre as pequenas, 2 pontos porcentuais. Os segmentos fecharam 2009, respectivamente, com 62% e 20%, das empresas permitindo o acesso remoto.

Outras Notícias
Página Inicial Quem Somos Serviços Notícias Clientes Materiais Relacionados Contato Blog Copyright © 2017 PA Latino Americana.Todos Direitos Reservados.
Desenvolvido por CriaMedia.