PA Latino Americana
Notícias
CIOs nacionais preveem mudanças e mais responsabilidade para 2010

Estudo da ebusiness Brasil aponta que apenas 40% das companhias que atuam no Brasil enxergam a TI como estratégica

 

A 2ª pesquisa "Panorama da Tecnologia da Informação no Brasil" da Associação Brasileira de e-business (ebusiness Brasil) revelou que quase 60% das companhias que atuam no Brasil ainda enxergam o papel da TI como operacional e tático. O levantamento, que reflete o ano de 2009, ouviu 106 organizações, das quais 41% com faturamento anual superior a R$ 600 milhões.

Talvez esses números justifiquem o fato de que 64% dos entrevistados acreditem em grandes mudanças na atuação do departamento de tecnologia ao longo de 2010. A projeção é que a área ganhe mais responsabilidades.

Segundo o estudo, apenas 3% dos gestores de TI  respondem ao presidente da empresa. O porcentual é baixo também dos que se reportam à vice-presidente, só 9%. A maioria, 66% subordina-se a diretorias e o restante, 22%, à alguma gerência.

O perfil dos líderes de tecnologia se concentrou em um balanço entre profissionais com forte conhecimento prático e outras com conhecimento conceitual, somando 85%. "Os 15% restantes afirmam que os líderes apresentam um perfil primordialmente prático", diz o documento.

A pesquisa aponta, também, que grande parte (quase 70% do total) dos departamentos de TI das companhias ouvidas abrigam até 50 funcionários.

No que diz respeito à governança de TI, cerca de 35% das empresas já concluíram a implantação de alguns processos e a mesma proporção ainda inicia projeto nessa seara. Outras 29% apenas estudam tal possibilidade.

Dentre os modelos utilizados nos processos de governança, a versão v2 da biblioteca de boas práticas Itil aparece como preferência para cerca de 70% dos entrevistados. Pmbok (menos de 60%), Cobit (quase 40%) e BSC (30%) também aparecem na lista.

Outras Notícias
Página Inicial Quem Somos Serviços Notícias Clientes Materiais Relacionados Contato Blog Copyright © 2017 PA Latino Americana.Todos Direitos Reservados.
Desenvolvido por CriaMedia.