PA Latino Americana
Notícias
Aproveite as crises

Quando o mundo passa por crises, como a ocorrida no final de 2008 e ao longo de 2009, fica difícil lembrar de época mais convidativa para a implementação de ideias de novos empreendimentos, produtos ou serviços. A mesmice na gestão colabora de forma enfática para o agravamento da situação e, em não raros casos, leva as empresas a perdas significativas, quando não à insolvência.

Muitos executivos têm pouca ou nenhuma experiência na condução de empresas durante períodos de recessão. Simplesmente ficam paralisados diante da adversidade, ou reagem instintivamente, cortando custos em todas as áreas da empresa na mesma proporção. Ocorrem demissões em massa, economiza-se caixa, atrasa-se o desenvolvimento de produtos, e todos ficam na expectativa do final dos tempos difíceis. Não se pode dizer que os executivos não estejam administrando a recessão, mas certamente não estarão preparados para a retomada das atividades.

Sempre haverá no mundo algum lugar passando por um período de recessão econômica. O primeiro desafio que os executivos têm que enfrentar nesse momento é a incerteza. Ninguém sabe quanto a recessão irá durar, qual será sua intensidade e com que rapidez o cenário estratégico irá mudar nesse meio tempo.

Apesar da necessidade de agir rápido e de tomar medidas para enfrentar as dificuldades que costumam acompanha-las, há de se ter a preocupação de estar preparado para a retomada, que pode acontecer em meses.

Por que não usar esse período para melhorar nossa posição estratégica? Não podemos nos esquecer que a crise também atinge nossos concorrentes.

Por que não aproveitar esse período para agregar valor à empresa, cortando seletivamente e investindo no seu redesenho, antes que as condições econômicas se deteriorem? Nessas épocas talentos ficam disponíveis e sabidamente são eles que fazem a diferença nos tempos difíceis.

Por que não avaliar seus clientes e identificar aqueles que representam à parcela maior de seus lucros? Concentre-se em redesenhar proposições de valor para satisfazer os clientes mais rentáveis, gerando para eles oportunidades de melhorar os seus desempenhos. Cumpra as suas promessas e aproveite cada contato com o cliente para reafirmar a sua disposição de avançar na construção de um relacionamento harmônico e positivo com ele.

Faça uma triagem e elimine os segmentos de mercado mais fracos. Provavelmente seus piores clientes são aqueles que mais destroem valor. Corte custos de forma inteligente e não se acanhe em recriar processos que possam tornar a operação menos onerosa. Use as suas habilidades para cortar despesas indiretas e seja mais rígido no controle de estoques e das contas a receber.

Avalie possíveis gorduras, aceitáveis em períodos cômodos, e promova um lean cirúrgico para melhorar a sua estética organizacional. Explore com seus fornecedores oportunidades de opções mais racionais para a sua cadeia de suprimentos. Desenvolvimentos cooperados geralmente geram benefícios para ambos.

Afie as suas habilidades gerenciais de produção e logística.

Perdas de processo podem ser reduzidas, com um controle mais efetivo da produção e do uso eficaz dos insumos. Despesas com a logística de abastecimento e distribuição, normalmente com participações importantes nos custos, têm espaço para uma revisão das características de transporte, armazenamento e movimentação.

Fortaleça a sua condição financeira com um controle absoluto sobre o contas a pagar, e estimule os gestores a pensar como donos da empresa, quando se tratar da redução do capital de giro.

Provavelmente sua empresa já passou por momentos e cenários recessivos e seguramente voltará a passar. Mas para que toda a empresa esteja preparada e possa sair vitoriosa é preciso ter claro, antes de tudo, onde a empresa quer chegar e qual a sua visão estratégica quantitativa e temporal. Não há como escapar. Como para todo bom atleta, o preparo é fundamental.


Marcos Sardas (msardas@gsmd.com.br), sócio diretor da GS&MD  

Outras Notícias
Página Inicial Quem Somos Serviços Notícias Clientes Materiais Relacionados Contato Blog Copyright © 2017 PA Latino Americana.Todos Direitos Reservados.
Desenvolvido por CriaMedia.