PA Latino Americana
Notícias
Softwares pernambucanos vão para mercado europeu

O software produzido em Pernambuco vai cruzar o Atlântico em busca de novos mercados. O Centro de Excelência em Tecnologia de Software do Recife (SoftexRecife) está estimulando a formação de um grupo de empresas para divulgar produtos e serviços do polo de tecnologia do Recife em feiras e eventos internacionais. Somente a chamada EMEA (região que compreende Europa, Oriente Médio e África) deve ser responsável por US$ 1,19 trilhão dos gastos mundiais com software, de um total de US$ 3,3 trilhões estimados pela consultoria Gartner para 2010.


Softex acredita que grupo deverá contar com cerca de dez empresas de segmentos variados, entre eles serviços, games, utilities (como água). Foto: Ivan Alecrim/Esp. DP/D.A Press - 14/1/08

A ponte para esses mercados tão apetitosos será o Projeto Setorial Integrado de Software e Serviços (PSI-SW), financiado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex). O SoftexRecife solicitou o apoio desse projeto ao grupo regional que está sendo criado. "Através desse programa, as empresas do grupo poderão participar de feiras internacionais e ter acesso a levantamentos sobre esses mercados, alémde contar com o apoio dos escritórios da Apex no exterior", explica o gerente de TI do SoftexRecife, Marcos André Gomes.

O PSI-SW é voltado para as áreas onde o software brasileiro é mais competitivo - bancos, telecomunicações, saúde, gestão empresarial, governo, segurança e internet. Foram eleitos como mercados prioritários Estados Unidos, México, Colômbia, Argentina, Portugal, Espanha, Angola, África do Sul e Japão.

"Portugal e Espanha são portas de entrada para o mercado europeu. Como a colonização da África foi feita basicamente por nações europeias, há tratados de livre comércio e cooperação comercial que viabilizam o intercâmbio de negócios", explica Marcos André.

No último dia 5, o SoftexRecife realizou na capital pernambucana o workshop O mercado europeu de software. O PSI-SW foi apresentado a seis empresas do polo de tecnologia do Recife e o consultor Allan Pires traçou um perfil do mercado europeu de TIC. Segundo o especialista, antes de mais nada, o empresário deve avaliar se esse mercado tem a vercom a cara da sua empresa. É necessário fazer investimentos e trabalhar com capacidade de escala.

"Vamos fazer uma análise do grau de preparação das empresas e aquelas que não estiverem no nível desejado terão que se adequar", completa o gerente de TI, lembrando que o mercado europeu costuma exigir certificados como o CMMI (Capability Maturity Model Integration), a partir do nível três, para a prestação de serviços. O detalhe é que poucas empresas no Brasil conseguiram realizar a certificação até o fim (nível 5), entre elas IBM Brazil, CPM Braxis e BRQ IT Services.

O SoftexRecife acredita que o grupo em formação deverá contar com cerca de dez empresas de segmentos variados - serviços, games, TV digital, softwares de telecomunicações, gestão, utilities (água e esgoto, energia elétrica, telefonia) e geoprocessamento. "Agora, depois do workshop, vamos poder nos movimentar. Com o grupo formado até o fim do ano, vamos avaliar a receptividade dos mercados e depois criar métricas para acompanhar o desempenho das empresas nas exportações", completa Marcos André Gomes.

O que é o PSI-SW

Projeto Setorial Integrado de Software

Financiador

Agência de Promoção de Exportação e Investimentos - Apex Brasil

Linhas de ação

- Consultoria para apoio à geração de negócios

- Montagem de banco de dados sobre oportunidades comerciais em software e serviços (inteligência comercial)

- Elaboração de pesquisa de mercado e posicionamento de produtos

- Apoio à produção de material de marketing

- Apoio à internacionalização e à localização de produtos e serviços

Foco

Áreas onde o software brasileiro é mais competitivo - bancos, telecomunicações, saúde, gestão empresarial, governo, segurança e internet

Modelos incentivados

Outsourcing, software semi-customizado, software pacote, ASP (Application Service Provider) e software para download

Mercados prioritários

Estados Unidos, México, Colômbia, Argentina, Portugal, Espanha, Angola, África do Sul e Japão

Fontes: Softex Nacional e SoftexRecife

Outras Notícias
Página Inicial Quem Somos Serviços Notícias Clientes Materiais Relacionados Contato Blog Copyright © 2017 PA Latino Americana.Todos Direitos Reservados.
Desenvolvido por CriaMedia.