PA Latino Americana
Notícias
Sua empresa está preparada para gerenciar o aumento do fluxo de informação?
Valentim Sribar, analista do Gartner, aconselha empresas a se prepararem para o aumento do fluxo de informação e como se preparar para suprir a demanda

Você se planeja para o futuro? Como imagina que sua empresa irá administra as informações daqui dez anos? Quais problemas a companhia terá que enfrentar com armazenamento de dados até lá? Se você ainda não pensa nisso, então é melhor começar a se preocupar. Este foi o conselho de Valentin Sribar, analista do Gartner, durante palestra: Information 2020: cenário para gestão da informação e inteligência nos negócios, durante ITexpo 2011.

Para começar a traçar um plano estratégico é preciso determinar o cenário atual de como sua empresa lida com as informações e pensar em planos estratégicos em longo prazo, tentando imaginar as tendências e situações se serão enfrentadas no gerenciamento dessas informações no futuro. Para isso é preciso ter conhecimento profundo da empresa, entender o que está acontecendo e por qual motivo, e, se a companhia suporta e irá suportar o aumento de fluxo de dados. "Essa é a melhor maneira de se prevenir e entender como será a empresa daqui dez anos, por exemplo, e, a partir daí, criar bases sólidas para o futuro", disse Sribar.

É fato que o fluxo de dados cresce exponencialmente a cada dia, especialmente devido o aumento de dispositivos móveis e mídias sociais, portanto, é preciso gerenciar todas essas informações dentro da companhia. "Hoje os dispositivos móveis geram muito mais dados por causa das opções de vídeo, fotos, música, entre outros. Assim também acontece com câmeras de monitoramento de vídeo, por exemplo. E para onde vão todas essas informações? È preciso estar preparado para gerenciar fluxo de dados extremos", aconselhou.

Segundo o analista, para traçar panorama atual e ter visão de futuro as mídias sociais podem ser um meio para conseguir colaboração, entender o cenário e conseguir feedbacks dos consumidores a respeito de como a empresa deve se comportar. "Pesquisas em mídias sociais e canais abertos são de grande valia, pois, por meio delas é possível entender as necessidades, satisfações e problemas", revelou. Mas também, analisar qual ferramenta pode trazer maior retorno. "Veja se é o caso de usar Facebook, Google, Youtube ou ainda criar um aplicativo específico que cative os consumidores para que eles possam trazer feedbacks", explicou.

Para gerenciar esses dados é preciso decidir como armazenar, onde armazenar e o que pode ser feito para conter ou suportar este fluxo no futuro. Também é de extrema importância entender o que é normal e o que é incomum. "Se você apenas analisar os dados que são considerados fáceis de analisar, então está deixando de lado o que é interessante e que pode vir a ser um problema no futuro. Assim, é preciso estar atento a tudo aquilo que está fora do normal para saber lidar com situações adversas", aconselhou.

Sribar também alertou para realizar trabalhos de pesquisa em conjunto com todos os departamentos da companhia. Dessa forma vai conseguir extrair maiores resultados e pautar melhor a empresa. "O departamento de análise, vendas e financeiro, por exemplo, fazem pesquisas separadas o ideal colocar todas as áreas para conversarem entre si, criando sistema de trabalho colaborativo.

Para finalizar, o analista deixou algumas dicas para que sua empresa esteja preparada para os próximos anos. "Pense em tudo aquilo que vai precisar daqui a pelo menos três anos, pense em como vai gerir os dados da sua empresa, trace todas as possibilidades e desenvolva trabalho em conjunto", concluiu.

 

Fonte - It Web

Outras Notícias
Página Inicial Quem Somos Serviços Notícias Clientes Materiais Relacionados Contato Blog Copyright © 2017 PA Latino Americana.Todos Direitos Reservados.
Desenvolvido por CriaMedia.